quarta-feira, 27 de abril de 2016


Questionário respondido pela turma do 1° F do turno da Tarde .
Professora Orientadora: Gilcileuda Feijão
Escola de Ensino  Médio Monsenhor Furtado


Introdução
“A MATEMÁTICA E OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM MINHA VIDA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO”
Chegou o momento em que a humanidade percebeu que não dá pra viver sem os conhecimentos matemáticos, ou seja, a Matemática desempenha um papel de fundamental importância nos âmbitos da sociedade, desde uma simples compra de um produto, até as mais complexas situações cotidianas .Da mesma forma que fórmulas, equações teorias e teoremas que estudamos na escola é Matemática, qualquer pensamento artístico, religioso, social, psicológico, são processos mentais matemáticos que nos acompanham desde que nascemos.
Metodologia
Os alunos da turma foram chamados individualmente para responderem ao questionário  ,onde alguns responderam sem o meu  auxilio e outros responderam através das perguntas feitas em voz alta pois nem todos tem um domínio da computação.
Link para o questionário
Discussão dos resultados










42,9% gostam de estudar áreas e Perímetros


21,4% gostam de estudar Teorema de Pitágoras


21,4% gostam de estudar função logaritma


7,1% gostam de estudar Teorema de Tales


7,1% gostam de estudar Outras








1 aluno escolheu grau 5 (7,1%)


3 alunos escolheram grau 6(21,4%)


2 alunos escolheram grau 7(14,3%)


2 alunos escolheram grau 8(14,3%)


4 alunos escolheram grau 9(28,6%)


1 aluno escolheu grau 10(7,1%)


1 aluno escolheu grau 11(7,1%)










42,9%  acham que os cálculos com formulas deveriam sair da disciplina.

21,4%  acham que os professores malignos deveriam sair da disciplina.

35,7%  acham que as avaliações surpresas deveriam sair da disciplina.

0%  acham outros.






 No período da Manhã


4 acham que com livros


3 acham que sozinhos


6 acham que com vídeos


1acham que em grupo



No período da Tarde


2 acham que com livros
1 acha que sozinhos

1 acha que com vídeos

10 acham que em grupo


No período da Noite


2 acham que com livros


6 acham que sozinhos


4 acham que com vídeos


2 acham que em grupo

Fim de Semana


6 acham que com livros


4 acha que sozinhos


3 acham que com vídeos


1 acha que em grupo



CONCLUSÃO


 O insucesso em Matemática não depende exclusivamente das características da disciplina nem das concepções dominantes acerca da sua aprendizagem. Urge renovar profundamente a escola, de forma a que esta se torne um espaço motivante de trabalho e de crescimento pessoal e social. Isso pressupõe, eventualmente, uma intervenção aos mais diversos níveis, incluindo as práticas pedagógicas, o currículo, o sistema educativo e a própria sociedade em geral. É necessário que os educadores matemáticos promovam uma visão da Matemática como uma ciência em permanente evolução, que procura responder aos grandes problemas de cada, mas também cria os seus próprios problemas. Podemos mesmo dizer que o desenvolvimento desta ciência alcançou um tal estado que esta se tornou uma parte crucial da cultura do homem de hoje e do homem de amanhã. Cada um de nós deverá tomar consciência da Matemática subjacente à maior parte das nossas atividades, não esquecendo que as boas atividades em Matemática são aquelas que relacionam o pensamento matemático com os conceitos matemáticos ou aptidões e que despertam a curiosidade dos alunos.

Um comentário:

  1. Ok Jéssica. Faltou contextualizar melhor: onde? Com quem? Quando? Quais as conclusões a partir das respostas dos alunos?

    ResponderExcluir